domingo, 24 de junho de 2012

Propostas de Mobilidade Urbana elaboradas pelo Instituto Mobilidade Verde para o próximo Prefeito - cada carro compartilhado pode tirar entre 4 a 28 veículos .... - Japão tem 'estacionamento solar' para aluguel de bicicletas elétricas


Propostas de Mobilidade Urbana elaboradas pelo Instituto Mobilidade Verde para o próximo Prefeito                                                                         

10  de São Paulo

1-  O desenvolvimento de um Plano de Mobilidade para a cidade de São Paulo, São Paulo sendo uma das poucas mega cidades do mundo, sem nenhum plano . Um plano de mobilidade urbana é um mapa capaz de dar uma visão clara sobre os sistemas de transportes para diversos cenários combinados com as tendências micro e macro-econômicas do país,  um estudo da demanda de mobilidade baseado na previsão do PIB e do crescimento populacional.  Com um plano de mobilidade é possível trabalhar projetos para os próximos 20, 30 anos. Todos os problemas que temos hoje poderiam ser  sido  previstos 30 anos atrás.


2 - Trabalhar a  Mobilidade Urbana  de forma  inter setorial  envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e  Transportes, um  exemplo  é a  Prefeitura de Medellín na Colômbia que tem realizado um trabalho excepcional juntamente com o Metrô, dois anos antes de fazerem ampliação de sistemas de transportes,  uma equipe de desenvolvimento  urbano vai até as comunidades onde serão implantados os  novos sistema, para desenvolver um projeto de capacitação, montam escolas profissionalizantes e treinam as pessoas para trabalharem no sistema de transportes, as pessoas da comunidade serão os  motoristas, pedreiros, e parte da equipe que prestará os serviços administrativos... Em paralelo eles fazem a pacificação das comunidades, montam  escolas profissionalizantes que são perenes  para ensinar as mulheres uma nova profissão desde informática, administração até serviços domésticos... O Governo Municipal possui um departamento imobiliário que compra terrenos para assentar os moradores na própria região, evitando a especulação imobiliária...  Criam espaços de lazer e cultura, levam o desenvolvimento social, econômico e ambiental para a população

3 - O desenvolvimento de projetos de "Mobilidade Corporativa Sustentável", na prática  significa trabalhar com a demanda de transportes  dos principais eixos de desenvolvimento da cidade e atuar  sobre os deslocamentos dos trabalhadores e propor um pacto de mobilidade sustentável com as empresas , inclusive com benefícios para aquelas  que desenvolvem projetos de transportes alternativos ao uso do carro e infra estrutura para transportes não motorizados reduzindo o uso de veículos individuais e emissões de poluentes. Um exemplo de projetos semelhante é feito na Cidade de Portland e no Estado de Washington nos EUA, ( O Estado de Washington concluiu que investir em Mobilidade Corporativa é mais barato do que os altos investimentos em infra estrutura) . Em Boulder , Colorado, a prefeitura realiza concurso entre as empresas que estimulam seus funcionários a utilizarem formas alternativas de transportes e as empresas são premiadas e tem reconhecimento público deste trabalho.

4 - Para melhorar  a  Mobilidade Urbana as cidades necessitam desenvolver novas opções de transportes mais sustentáveis para que a população possa optar por sistemas mais convenientes para as suas necessidades de deslocamentos. Para redução dos congestionamentos as cidades precisam restringir o uso do carro, não tem outro caminho, é necessário ter uma política de diminuição de estacionamentos na cidade e tarifar os congestionamentos. Em cidades como Londres, Santiago, Cingapura , quem quer ficar no trânsito paga uma taxa para a prefeitura investir em infra estrutura de transportes não motorizados tais como ciclovias, ciclo faixas e ciclo rotas além de calçadas para pedestres.

5 - Inovação, sistemas de transportes alternativos e planejamento criativo.   Cidades como Denver nos EUA  tem transformado as vias arteriais ( que servem para cruzar a cidade de uma ponta a outra) em calçadões com uso exclusivo de ônibus elétricos e pedestres... Os ônibus são gratuitos e são alimentadores dos sistemas de alta capacidade... em cada extremidade estão as Fast Tracks corredores de ônibus de alta eficiência ( BRT - Bus Rapid Transit) integrados com  trens e Metrôs. os automóveis só podem deslocar-se pelas transversais e nunca pela paralelas. Eles possuem uma excelente rede ciclo viária e de VLT ( Veiculo leves sobre trilhos e sistemas alternativos de transportes tais como bicicletas públicas e Car-sharing ( Sistemas de carros compartilhados). O uso de estacionamentos é limitado no centro da cidade. 

De acordo com diversos estudos realizados em comunidades onde o carsharing
já foi implementado, cada carro compartilhado pode tirar entre 4 a 28 veículos ...

Japão tem 'estacionamento solar' para aluguel de bicicletas - No local, painéis captam energia solar para os veículos. - Novidade é resultado de parceria com empresa de eletrônicos.

Moradores de Setagaya, em Tóquio (Japão), podem alugar bicicletas elétricas abastecidas com energia solar. Em parceria com a empresa de eletrônicos Sanyo, foi instalado um 'estacionamento solar' para as bicicletas, próximo a uma estação de trem.

http://updateenergetico.blogspot.com.br/2010/10/japao-tem-estacionamento-solar-para.html 

No local, cem bicicletas são abastecidas pela energia captada por painéis solares e armazenada em sistemas de baterias especiais. (Foto: Yoshikazu Tsun/AFP)



6 - Apoio para o desenvolvimento de pesquisa no setor de Transportes e Combustíveis sustentáveis. O Brasil  e em especial as cidades não possuem políticas públicas de fomento em projetos de transportes alternativos para incentivar   Start Ups e Laboratórios de pesquisas no campo da mobilidade urbana. Além de gerar empregos e inovação neste campo , seria importante para redução do nosso déficit em transportes e ainda gerar empregos.  Boulder ( Colorado- USA)  tem 100 mil habitantes e 120 mil empregos, a maioria vem do estímulo a laboratórios e start up de alta tecnologia sobretudo em energia renovável.

7 -  Alteração do conceito da  Lei de Pólos Geradores de Tráfego para Pólos Geradores de Viagem, incluindo a dimensão humana e ambiental, hoje a lei é aplicada pelo tamanho de empreendimento e necessidade de estacionamentos ao passo que a lei deveria ser pela  Geração de viagens de todos os modais e não apenas automóveis.

8 -  Alteração do licenciamento ambiental inserindo a dimensão ambiental, hoje a lei não contempla o aumento das emissões ambientais.

9 -  A inserção definitiva do meio ambiente no departamento de transportes, as ações e testes envolvendo novos combustíveis na SPTrans ainda é bastante  tímida levando em consideração  que a cidade de Nova York já implantou ônibus híbridos em 98% da frota  e desenvolveu leis para diminuição do uso de combustíveis fósseis nos caminhões que trafegam na cidade.

10 -  O desenvolvimento de uma Secretaria da  Mobilidade urbana, responsável pelo desenvolvimentos e integração dos modais da cidade de São Paulo, inclusive uma política voltada para transportes alternativos  para distâncias curtas tais como a Bicicleta, Carsharing, calçadas e infra estrutura para transportes não motorizados e ainda a inclusão da  Mobilidade Hidroviária, como por exemplo a instalação de sistemas de mobilidade hidroviária nas represas Billings e Guarapiranga.

15 abr. 2012 ... O mais recente deles - um hidroanel de 117 quilômetros - alia ao transporte .....
http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/


Disponível em:

Fonte: Blog Mobilidade Sustentável 28-05-12

Ver também:   Blog: Mobilidade Urbana  =>  http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/



--

Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)




Nenhum comentário:

Postar um comentário