Propostas de Mobilidade Urbana elaboradas pelo Instituto Mobilidade Verde para o próximo Prefeito
10 de São Paulo
1- O desenvolvimento de um Plano de Mobilidade para a cidade de São Paulo, São Paulo sendo uma das poucas mega cidades do mundo, sem nenhum plano . Um plano de mobilidade urbana é um mapa capaz de dar uma visão clara sobre os sistemas de transportes para diversos cenários combinados com as tendências micro e macro-econômicas do país, um estudo da demanda de mobilidade baseado na previsão do PIB e do crescimento populacional. Com um plano de mobilidade é possível trabalhar projetos para os próximos 20, 30 anos. Todos os problemas que temos hoje poderiam ser sido previstos 30 anos atrás.
2 - Trabalhar a Mobilidade Urbana de forma inter setorial envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Transportes, um exemplo é a Prefeitura de Medellín na Colômbia que tem realizado um trabalho excepcional juntamente com o Metrô, dois anos antes de fazerem ampliação de sistemas de transportes, uma equipe de desenvolvimento urbano vai até as comunidades onde serão implantados os novos sistema, para desenvolver um projeto de capacitação, montam escolas profissionalizantes e treinam as pessoas para trabalharem no sistema de transportes, as pessoas da comunidade serão os motoristas, pedreiros, e parte da equipe que prestará os serviços administrativos... Em paralelo eles fazem a pacificação das comunidades, montam escolas profissionalizantes que são perenes para ensinar as mulheres uma nova profissão desde informática, administração até serviços domésticos... O Governo Municipal possui um departamento imobiliário que compra terrenos para assentar os moradores na própria região, evitando a especulação imobiliária... Criam espaços de lazer e cultura, levam o desenvolvimento social, econômico e ambiental para a população
3 - O desenvolvimento de projetos de "Mobilidade Corporativa Sustentável", na prática significa trabalhar com a demanda de transportes dos principais eixos de desenvolvimento da cidade e atuar sobre os deslocamentos dos trabalhadores e propor um pacto de mobilidade sustentável com as empresas , inclusive com benefícios para aquelas que desenvolvem projetos de transportes alternativos ao uso do carro e infra estrutura para transportes não motorizados reduzindo o uso de veículos individuais e emissões de poluentes. Um exemplo de projetos semelhante é feito na Cidade de Portland e no Estado de Washington nos EUA, ( O Estado de Washington concluiu que investir em Mobilidade Corporativa é mais barato do que os altos investimentos em infra estrutura) . Em Boulder , Colorado, a prefeitura realiza concurso entre as empresas que estimulam seus funcionários a utilizarem formas alternativas de transportes e as empresas são premiadas e tem reconhecimento público deste trabalho.
4 - Para melhorar a Mobilidade Urbana as cidades necessitam desenvolver novas opções de transportes mais sustentáveis para que a população possa optar por sistemas mais convenientes para as suas necessidades de deslocamentos. Para redução dos congestionamentos as cidades precisam restringir o uso do carro, não tem outro caminho, é necessário ter uma política de diminuição de estacionamentos na cidade e tarifar os congestionamentos. Em cidades como Londres, Santiago, Cingapura , quem quer ficar no trânsito paga uma taxa para a prefeitura investir em infra estrutura de transportes não motorizados tais como ciclovias, ciclo faixas e ciclo rotas além de calçadas para pedestres.
5 - Inovação, sistemas de transportes alternativos e planejamento criativo. Cidades como Denver nos EUA tem transformado as vias arteriais ( que servem para cruzar a cidade de uma ponta a outra) em calçadões com uso exclusivo de ônibus elétricos e pedestres... Os ônibus são gratuitos e são alimentadores dos sistemas de alta capacidade... em cada extremidade estão as Fast Tracks corredores de ônibus de alta eficiência ( BRT - Bus Rapid Transit) integrados com trens e Metrôs. os automóveis só podem deslocar-se pelas transversais e nunca pela paralelas. Eles possuem uma excelente rede ciclo viária e de VLT ( Veiculo leves sobre trilhos e sistemas alternativos de transportes tais como bicicletas públicas e Car-sharing ( Sistemas de carros compartilhados). O uso de estacionamentos é limitado no centro da cidade.
De acordo com diversos estudos realizados em comunidades onde o carsharing
já foi implementado, cada carro compartilhado pode tirar entre 4 a 28 veículos ...
já foi implementado, cada carro compartilhado pode tirar entre 4 a 28 veículos ...
Japão tem 'estacionamento solar' para aluguel de bicicletas - No local, painéis captam energia solar para os veículos. - Novidade é resultado de parceria com empresa de eletrônicos.
Moradores de Setagaya, em Tóquio (Japão), podem alugar bicicletas elétricas abastecidas com energia solar. Em parceria com a empresa de eletrônicos Sanyo, foi instalado um 'estacionamento solar' para as bicicletas, próximo a uma estação de trem.
http://updateenergetico. blogspot.com.br/2010/10/japao- tem-estacionamento-solar-para. html
No local, cem bicicletas são abastecidas pela energia captada por painéis solares e armazenada em sistemas de baterias especiais. (Foto: Yoshikazu Tsun/AFP)
6 - Apoio para o desenvolvimento de pesquisa no setor de Transportes e Combustíveis sustentáveis. O Brasil e em especial as cidades não possuem políticas públicas de fomento em projetos de transportes alternativos para incentivar Start Ups e Laboratórios de pesquisas no campo da mobilidade urbana. Além de gerar empregos e inovação neste campo , seria importante para redução do nosso déficit em transportes e ainda gerar empregos. Boulder ( Colorado- USA) tem 100 mil habitantes e 120 mil empregos, a maioria vem do estímulo a laboratórios e start up de alta tecnologia sobretudo em energia renovável.
7 - Alteração do conceito da Lei de Pólos Geradores de Tráfego para Pólos Geradores de Viagem, incluindo a dimensão humana e ambiental, hoje a lei é aplicada pelo tamanho de empreendimento e necessidade de estacionamentos ao passo que a lei deveria ser pela Geração de viagens de todos os modais e não apenas automóveis.
8 - Alteração do licenciamento ambiental inserindo a dimensão ambiental, hoje a lei não contempla o aumento das emissões ambientais.
9 - A inserção definitiva do meio ambiente no departamento de transportes, as ações e testes envolvendo novos combustíveis na SPTrans ainda é bastante tímida levando em consideração que a cidade de Nova York já implantou ônibus híbridos em 98% da frota e desenvolveu leis para diminuição do uso de combustíveis fósseis nos caminhões que trafegam na cidade.
10 - O desenvolvimento de uma Secretaria da Mobilidade urbana, responsável pelo desenvolvimentos e integração dos modais da cidade de São Paulo, inclusive uma política voltada para transportes alternativos para distâncias curtas tais como a Bicicleta, Carsharing, calçadas e infra estrutura para transportes não motorizados e ainda a inclusão da Mobilidade Hidroviária, como por exemplo a instalação de sistemas de mobilidade hidroviária nas represas Billings e Guarapiranga.
15 abr. 2012 ... O mais recente deles - um hidroanel de 117 quilômetros - alia ao transporte .....
http://mobilidadeurbana-prospe roclaudio.blogspot.com/
http://mobilidadeurbana-prospe
Disponível em:
Fonte: Blog Mobilidade Sustentável 28-05-12
--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero
______________________________ ____http://twitter.com/ prosperoclaudio http://www.linkedin.com/in/ cprospero
http://www.facebook.com/ people/Claudio-Estevam- Prospero/1253621184
http://sinapsesgaia.blogspot. com/ (Blog: Sinapses de Gaia)
http://sinapsesgaia.blogspot.
http://mitologiasdegaia. blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao. blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http:// redessociaisgovernanaliderana. blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas. blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://mobilidadeurbana- prosperoclaudio.blogspot.com/ (Blog: Mobilidade Urbana)
http://escoladeredes.ning.com/ (Escola de Redes [E = R]) http://romanticos- conspiradores.ning.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/ Ecocidade http://www.nossasaopaulo.org. br/portal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://www.portalsbgc.org.br/ sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário