sábado, 21 de abril de 2012

[ I ]mobilidade Urbana é CONSTRUÍDA: Grandes empreendimentos SP, shoppings e "bairros planejados", não cumprem nem irrisórias contrapartidas exigidas poder público quanto trânsito gerado em seus entornos - Processos Ministério Público


Como nossa  [ I ]mobilidade Urbana é CONSTRUÍDA no conluio entre GRANDES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS e POLÍTICOS.

NOSSA DEFESA: Informação e organização da Sociedade Civil.
  
Construtoras precisam alargar ruas para compensar impacto no trânsito... cerca de 600 empreendimentos, como mostrou o Bom Dia São Paulo desta ... A WTorre e o Iguatemi afirmaram no dia 10 deste mês que sempre cumpriram todas as exigências ... O Shopping Ibirapuera informou que não há irregularidades com a ...

19/04/2012 10h00 - Atualizado em 19/04/2012 10h07
MP apura impacto no trânsito de SP causado por 600 empreendimentos
Construtoras precisam alargar ruas para compensar impacto no trânsito.

Investigação mostra que muitas tentam burlar lei da compensação.

Do G1 SP

O Ministério Público de São Paulo investiga o impacto causado no trânsito da capital paulista por cerca de 600 empreendimentos, como mostrou o Bom Dia São Paulo desta quinta-feira (19). Para compensar o impacto no tráfego, as construtoras têm que alargar ruas, fazer túneis e viadutos.

O Shopping JK, no Itaim Bibi, Zona Sul da capital, deveria abrir as portas nesta quinta, mas ficará fechado até construir um viaduto e uma passarela para compensar o impacto no trânsito da região.
saiba mais
Nesta quarta-feira (18), o Shopping JK Iguatemi obteve uma nova derrota judicial. A 11ª Vara da Fazenda Pública da capital negou um pedido de antecipação de tutela ao shopping, que pretendia obter um documento da Secretaria de Transportes que o permitira conseguir a licença de funcionamento e inaugurar o espaço, além de duas torres de escritórios. A WTorre e o Iguatemi afirmaram no dia 10 deste mês que sempre cumpriram todas as exigências da lei e que jamais pretenderam inaugurar o empreendimento em desconformidade com as normas.

O adiamento da inauguração é para evitar o congestionamento como em outras regiões da capital onde oito shoppings foram construídos. Segundo a promotoria, os shoppings Aricanduva, Central Plaza, Center Norte, Continental, Ibirapuera, Jardim Sul, Raposo Tavares e SP Market não têm a licença da Prefeitura de São Paulo comprovando que fizeram obras de compensação para o trânsito, depois de ampliados. O MP quer que os responsáveis pelos oito shoppings comprovem que realizaram as obras de compensação.

Além dos centros comerciais, outros grandes empreendimentos também têm que fazer obras porque atraíram mais veículos para os locais onde eles estão.

“Esses empreendimentos vão sendo implantados e o sistema viário, ruas e avenidas, são de 30 e 40 anos atrás e não acompanha essas mudanças que estão acontecendo nessas quadras, com a implantação desses empreendimentos”, explica o arquiteto e urbanista Kazuo Nakano.

Prédios residenciais

O Ministério Público de São Paulo está de olho ainda nos grandes prédios residenciais - aqueles que têm mais de 500 vagas na garagem também devem fazer melhorias no bairro, segundo a legislação vigente na capital.


De acordo com a reportagem do Bom Dia São Paulo, um empreendimento em obras foi registrado com 499 vagas no estacionamento, uma a menos do que o limite. Para a promotoria, a construtora encontrou uma forma de burlar a lei. Outro condomínio, no Morumbi,  na Zona Sul, [Claudio: Jardim Paulistano – notem que os editores omitiram o nome do empreendimento. Por que?]  terá oito torres, piscinas e quadras. Serão mais de 1.200 vagas de estacionamento. Entretanto, a empresa registrou o empreendimento em quatro lotes separados, com cerca de 300 vagas cada um e conseguiu escapar das obras de compensação.

“Na hora de vender ao consumidor, é vendido como uma coisa só, com áreas de lazer comum, com área verde comum, com todos os benefícios de um grande empreendimento. Na hora de impactar o trânsito, é uma coisa só. Isso é fraude”, contesta o promotor Maurício Ribeiro Lopes.

A construtora do condomínio do Morumbi disse que os quatro prédios são separados por muro e que vai esperar a notificação do MP para falar sobre o assunto. Já a construtora do empreendimento que terá 499 vagas de garagem informou que respeita a legislação e que está com a documentação em dia.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que sete shoppings da lista do MP estão com o processo de regularização em análise. Apenas o Shopping Raposo está com a situação regular.

O Shopping Ibirapuera informou que não há irregularidades com a Secretaria Municipal de Transportes. Já o Jardim Sul e o Center Norte disseram que estão em processo para atender as medidas exigidas pela Prefeitura. Os shoppings Central Plaza, Aricanduva, Continental e SP Market não quiseram falar sobre o assunto.


Ver também:

VISTAS GROSSAS DA GESTÃO KASSAB E DA CET
Estadão
MP investiga construção de shopping na Marginal
O Ministério Público Estadual abriu processo para investigar a construção do Tietê Plaza Shopping, no cruzamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães com a Marginal do Tietê, em Pirituba, zona norte de São Paulo. O objetivo é assegurar que as obras de contrapartida exigidas pela Prefeitura até outubro de 2013, quando o empreendimento deve ser inaugurado, fiquem prontas a tempo de mitigar o impacto negativo no trânsito local.

Segundo a promotora de Justiça Stela Tinone Kuba, da Promotoria de Habitação e Urbanismo, o novo shopping já pode ser classificado como um grande polo gerador de tráfego e, por isso, requer acompanhamento - outros nove estão na lista do MPE

Estadão
Promotoria cobra de shoppings melhoria no trânsito
Depois de concluir que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não tem capacidade para avaliar o impacto que os shoppings causam no trânsito, o Ministério Público Estadual (MPE) vai cobrar dos centros de compras as melhorias necessárias para reduzir os engarrafamentos nas suas vizinhanças. No fim deste mês, a Promotoria de Habitação e Urbanismo vai instaurar inquéritos civis para investigar oito shopping centers

COMO PREFEITO, GILBERTO KASSAB VIROU UM GRANDE CORRETOR DE IMÓVEIS
Estadão
Prefeitura vai liberar mais 16,7 mil imóveis no eixo Lapa-Barra Funda
Projeto revisa a Operação Urbana Água Branca para adensar a região entre a linha férrea e o Rio Tietê, hoje tomada por galpões.
A dúvida de especialistas, porém, é se a chegada de novos prédios vai se reverter em melhorias para a população, o que não ocorreu nos primeiros 17 anos da Operação Urbana Água Branca. O corredor comercial que se consolidou na última década na Avenida Francisco Matarazzo ainda não se reverteu em obras e benefícios viários e urbanísticos, como previa o projeto original de 1995

Viomundo
Paulo Preto: O corretor de imóveis que governou SP
A especulação imobiliária atinge níveis inimagináveis em São Paulo, o corretor imobiliário Gilberto Kassab, devolve os favores aos seus financiadores de campanha sem qualquer critério passando por cima da lei: “Os títulos permitem à iniciativa privada construir acima da metragem estabelecida na lei de zoneamento”.


17 horas atrás ... A Prefeitura de São Paulo exige que o shopping execute algumas obras como contrapartidas para os impactos sobre o trânsito no entorno, mas ela própria ... Os controladores do empreendimento apresentaram projeto no dia ... mas para defender os interesses dos Grandes Empresários, decidiu impedir ...


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Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
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